terça-feira, 7 de agosto de 2012

PELA GRATUIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO EM TOLEDO!



O transporte coletivo está entre os principais problemas das cidades brasileiras. Em Toledo falta ônibus, a passagem é cara, os horários não atendem a necessidade dos passageiros e as linhas são insuficientes. 

Para piorar, o que está em curso é a tentativa de demitir os cobradores e sobrecarregar os motoristas acumulando as duas funções. Estes já sofrem hoje com a pressão dos patrões e as péssimas condições de trabalho, o que reflete no atendimento aos passageiros. Os motoristas têm que cumprir rotas complicadas e num curto período de tempo. Não é a toa que os passageiros sentem-se tratados como se fossem bichos.


É um verdadeiro descaso com a população. A lógica do sistema atual é de colocar em primeiro lugar o lucro ao invés do bem estar e a qualidade dos serviços prestados.


QUAIS AS MUDANÇAS QUE O PSOL DEFENDE?

Defendemos uma mudança total no sistema e para isso é urgente que o transporte seja gratuito a todos. É o fim das catracas. É preciso retirar o transporte das mãos das empresas e responsabilizar o poder público. 

Ao invés de privilegiar o transporte individual (que não é para todos), deveria se investir mais no transporte coletivo. O transporte pode e deve ser investido pelo poder público, primando pela gratuidade dos serviços. Em várias cidades os estudantes, por exemplo, já conquistaram o passe-livre. O próprio tráfego nas ruas diminuiria.


E COM QUE DINHEIRO FAZER ISSO?

O transporte, assim como já ocorre com a saúde e a educação, deve ser custeado pelos recursos arrecadados dos nossos impostos. 

Em Toledo se gasta quase R$8 milhões por ano, somente em cargos de indicação política (que não são concursados). Ao invés disso, é possível investir no sistema de transporte coletivo público gratuito. Trocar cargo de comissão por transporte gratuito é muito mais vantajoso à população. Com menos de 4% do orçamento anual de Toledo é preciso e é possível termos transporte gratuito e de qualidade.


Assim, defendemos e lutaremos:

  • TRANSPORTE PÚBLICO NAS MÃOS DA PREFEITURA!
  • CONTRA A DEMISSÃO DOS TRABALHADORES! PELA CONTRATAÇÃO DE MAIS FUNCIONÁRIOS E PELA AQUISIÇÃO DE MAIS ÔNIBUS!
  • PELA ABERTURA DE MAIS LINHAS E HORÁRIOS!
  • PELA GRATUIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO, FAZENDO RESPEITAR O DIREITO DE IR E VIR.



Nenhum comentário:

Postar um comentário